Diprofísio

Fisiatria

Medicina Estética

Reabilitação Cardíaca

O Programa de Reabilitação Cardíaca tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida e uma maior autonomia aos pacientes cardíacos.

Situações como um enfarte do miocárdio, uma angioplastia coronária ou intervenção cirúrgica cardíaca são acontecimentos significativos na vida de uma pessoa e da sua família, que deixam marcas físicas e psicológicas e justificam a modificação do estilo de vida e a adoção de comportamentos saudáveis.

Fazem parte do programa de Reabilitação Cardíaca o exercício físico adaptado e personalizado, o ensino para fornecer a informação necessária para controlar a doença e o apoio psicológico, de modo a dar resposta às necessidades de bem-estar físico e psíquico dos pacientes e das suas famílias.

Os programas de Reabilitação Cardíaca já demonstraram encurtar o tempo de incapacidade após o episódio de doença aguda, fornecer uma superior qualidade de vida e aumentar a longevidade em cerca de 25%.

O nosso programa de Reabilitação Cardíaca existe desde 1993 e é implementado por uma equipa multidisciplinar experiente que já apoiou inúmeros pacientes nas mais diversas manifestações de doença cardíaca.

Estruturação do Programa de Reabilitação Cardíaca da Diprofisio:

• Avaliação inicial para análise do perfil de risco e estabelecimento de um plano individual;

• Plano de exercício físico adaptado a cada paciente, orientado por fisioterapeutas e supervisionado por médicos;

• Sensibilização e orientação para alteração de hábitos de vida e modificação de fatores de risco;

• Abordagem individual ou em pequenos grupos.

Reabilitação Respiratória

A Fisioterapia Respiratória atua na prevenção, tratamento e reabilitação das doenças do aparelho respiratório. No adulto, no idoso, na criança e no bebé, a Fisioterapia,com base numa avaliação detalhada e através de técnicas específicas, tem como objectivo normalizar o padrão respiratório ou minimizar uma incapacidade crónica, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, aumentando a funcionalidade e a autonomia.

Abordagem individual e em pequenos grupos.

• Bronquite;

• Bronquiolite;

• Bronquiectasia;

• Pneumonia;

• DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica);

• Asma.

Fisioterapia Musculo-Esquelética

Atua na prevenção e tratamento de distúrbios agudos e crónicos do sistema músculo-esquelético.

Exemplos de situações em que pode intervir:

• Patologias e deformidades e da coluna vertebral;

• Lesões musculares e ligamentares (Tendinites, Distensões, Rupturas, entorses...);

• Recuperação após intervenções ortopédicas;

• Patologias do foro reumático (Artrose, Artrite reumatóide, Fibromialgia, Espondilite anquilosante…).

Fisioterapia Neurológica

A Fisioterapia Neurológica é baseada na análise de movimento como meio de avaliar a incapacidade que surge a partir de uma ampla variedade de problemas neurológicos. As pessoas com incapacidade neurológica podem apresentar déficits de movimento complexos e extensos. O principal objectivo da fisioterapia é avaliar esses défices e determinar o tratamento adequado, de forma a ajudar os pacientes a conseguir o máximo de funcionalidade e autonomia e melhorar a sua qualidade de vida.

• Reabilitação pós AVC e AIT;

• Doença de Parkinson;

• Demências;

• Reabilitação em doenças do Sistema Nervoso Periférico ( lesões de nervos periféricos, paralisia facial…).

Fisioterapia Geriátrica

A fisioterapia tem como objetivo proporcionar à pessoa idosa uma boa qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou a idade lhe impõe, de modo a que realize as suas atividades diárias sem a ajuda de cuidadores e familiares.

A fisioterapia também é benéfica na prevenção de quedas e acidentes, reduz a vulnerabilidade e fragilidade causada pela inatividade e minimiza as mudanças biológicas trazidas pelo envelhecimento. A atividade física adaptada ajuda no controle de doenças crónicas, aumenta a aptidão física, melhora as funções essenciais e capacita para a vida diária e promove qualidade de vida.

A fisioterapia geriatrica faz uso de exercícios específicos que estimulam as componentes neuro-motora e cardio- respiratória da pessoa idosa, melhorando a força, a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação e incrementam a resistência ao esforço.

Este tipo de abordagem pode ser individual ou em grupo em “Classes de Movimento”.

Reeducação Postural

Cada pessoa reage de uma forma única às agressões que vai sofrendo ao longo da vida. Assim, vai adotando posições erradas para evitar desconforto.

Reeducar a postura consiste em avaliar essas alterações e estabelecer um tratamento dirigido à causa do problema.

A Reeducação Postural faz uso de diferentes métodos usados em Fisioterapia tais como Pilates Clínico, Méziéres, RPG, Cadeias Musculares - para prevenir e tratar as alterações do sistema músculo-esquelético.

Trata o indivíduo e não a doença, partindo do sintoma apresentado, para chegar à causa de uma dor ou de um desvio postural.

Abrange um vasto leque de alterações posturais, tais como:

• Problemas e desvios na coluna vertebral: Hérnia discal, Lombalgia, Ciática, Cervicalgias, Escoliose, Hipercifose, Hiperlordose, entre outros;

• Desvios dos pés e dos joelhos, entre outros;

• Lesões articulares e pós-traumáticas;

• Problemas Respiratórios.

Terapia Manual

A terapia manual é uma abordagem terapêutica que faz uso de múltiplas técnicas cuja principal ferramenta são as mãos do fisioterapeuta. Com estas é possível avaliar, sentir e restabelecer a função normal dos tecidos (articulações, músculos, fáscia e sistema nervoso periférico).

Pode ser utilizada em caso de dor, lesão, perda de movimento e de força muscular, assim como na prevenção e manutenção da saúde músculo-esquelética.

Através desta abordagem é possível esperar efeitos positivos na qualidade do movimento e de analgesia sem necessidade de recorrer a medicamentos.

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem altamente especializada, feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, aprimorando algumas de suas funções (Leduc, 2000).

Foi descrita, inicialmente, como método para tratamento de edemas em especial o linfedema, mas pode ser utilizada em muitas outras situações, como por exemplo:

Tratamento pré e pós-operatório de intervenção cirúrgica;

Pós-traumatismos;

Insuficiência venosa;

Edemas;

Linfedemas;

Fibro edema gelóide (celulite);

Hematomas e equimoses;

Pós-cirurgia da mama;

Etc.

Pilates Clínico

Criado por Joseph Pilates, nascido em 1880 na Alemanha, o método de Pilates foi sofrendo modificações/adaptações até chegar ao atual.

Trata-se de uma técnica de reeducação postural e exercício físico de baixo impacto onde se fortalece o centro do corpo na sua musculatura mais profunda.

O Pilates conjuga a respiração com o movimento. O corpo “trabalha” sem tensão mantendo o “centro do corpo” ativo, contraindo o músculo Transverso Abdominal, o abdominal mais profundo. A contração suave deste músculo funciona como uma proteção para a coluna lombar.

Ao contrário da repetição exaustiva de exercícios com vista ao desenvolvimento de músculos específicos, são executados movimentos com o abdómen levemente contraído, coluna alinhada e respiração fluída e controlada.

É indicado para todas as pessoas que não apresentem nenhuma restrição médica para a prática de exercício.

No Pilates Clínico, os exercícios são adaptados à condição física e faixa etária de cada pessoa com o objetivo de reeducar a postura.

As primeiras sessões deverão sempre ser executadas individualmente para que o aluno aprenda os conceitos básicos do método e seja estabelecido um plano que tem como base as especificidades posturais de cada um.

Após esta fase pode integrar uma aula de grupo. Os grupos de Pilates Clínico devem ser pequenos de modo a permitir correções e adaptações.

Fisioterapia ao Domicílio

Vamos tratá-lo a casa sempre que:

• A sua situação clínica o justificar;

• Não se puder deslocar até nós;

• Seja mais seguro não sair de casa.

Todos os nossos colaboradores seguem um protocolo rigoroso, adotando as medidas de higiene e prevenção recomendadas pela DGS para os profissionais de saúde.

Osteopatia

A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento, que tem como ênfase principal, a integridade estrutural e funcional do corpo. É distinta no facto que reconhece q“ue a maior parte da dor e incapacidade que sentimos, advém de disfunções da estrutura corporal e que o bem estar depende do regular funcionamento entre as estruturas ósseas, musculares, ligamentares e dos tecidos conjuntivos de suporte.” — General Osteopathic Council (Ordem dos Osteopatas do Reino Unido)

O vasto leque de técnicas manuais de diagnóstico e terapêutica utilizadas em Osteopatia permitem restaurar o equilíbrio do corpo, reflectindo-se a nível estrutural, funcional e global, e podem ser utilizadas desde o recém-nascido ao idoso.

Podologia

O que é a Podologia?

A Podologia é a especialidade que se dedica à investigação, ao diagnóstico e ao tratamento das patologias do pé.

Em que áreas atua a Podologia?

• Podopediatria (o pé da criança);

• Podogeriatria (o pé do idoso);

• Pé de risco (trata o pé do diabético);

• Podologia Desportiva (trata o pé do atleta);

Quais são os problemas mais frequentes?

• Onicocriptose (unha encravada);

• Onicomicose (unha com micose);

• Dermatomicose (pé de atleta);

• Queratopatias (calosidades);

• Verrugas e úlceras.

Acupuntura

Método de estimulação neurológica pela inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo. Os pontos estão situados na superfície da pele e atuam como receptores do sistema nervoso.

Atua na libertação de substâncias químicas (neurotransmissores) que têm efeito anti-inflamatório, analgésico e relaxante muscular ativando os mecanismos de auto-regulação do corpo.

Benefícios:

• Estimulação da circulação sanguínea;

• Acção anti-inflamatória;

• Alívio da dor;

• Aumento da resposta imunitária;

• Regulação do sistema hormonal

• Sensação de bem-estar / redução do stress.

Indicações:

• Dor - Ombro, Ciática, Dor de pescoço, Lombalgia, Tendinites, Fibromialgia, Lesões desportivas, Enxaquecas, Dor de cabeça;

• Sistema digestivo;

• Emocional - Insónia, Ansiedade, Ataques de pânico, Stress;

• Sistema reprodutor - Dor menstrual, Menstruação irregular, Menopausa, Apoio à fertilidade;

• Imunidade - Fadiga, Anemia, Doenças Auto-Imunes, Gripe;

• Alergias - Tosse, Asma, Rinite, Sinusite;

Hatha Yoga

O Hatha Yoga é uma prática milenar com inúmeros efeitos positivos. Com esta prática pode contar com amplos benefícios como melhoria da qualidade de vida, gestão do stress e ansiedade, melhor saúde e mais vitalidade e descobrir um caminho para o autoconhecimento e a liberdade. O grande ensinamento do Yoga é mostrar à pessoa que ela já é livre, plena e feliz.

O Yoga não é uma terapia per se mas depressa assumiu esse estatuto prevenindo ou ajudando a curar vários problemas de saúde tais como diabetes, asma, dor, insónias, depressão, ansiedade, stress, problemas cardíacos, problemas músculo-esqueléticos, alterações posturais entre outros.

O objetivo desta prática é trabalhar o corpo, respiração e mente de forma equilibrada e consistente, tornando o praticante mais relaxado, estável, concentrado e preparado para lidar com os afazeres e responsabilidades do dia a dia.

Uma prática (aula) é composta por: um momento inicial de aquietamento e observação, posturas físicas (asanas), exercícios de respiração (pranayamas), exercícios de relaxamento, meditação e mantras.